domingo, 28 de Abril de 2024  19:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2016

Vida de Varinas da Murtosa em Lisboa é objeto de documentário.



O salão nobre dos Paços dos Município da Murtosa recebe, esta noite, a apresentação pública do documentário “O Legado das Varinas – Histórias Murtoseiras em Lisboa”, produzido pelo Município da Murtosa, que conta, na primeira pessoa, as histórias de vida de três senhoras Murtoseiras que venderam peixe na cidade de Lisboa.

Um pouco por toda a cidade de Lisboa e, de um modo particular, no pitoresco bairro da Madragoa, fixaram-se, ao longo de décadas, gentes oriundas da região de Aveiro, principalmente da Murtosa, de Ovar e de Ílhavo, que se dedicavam, essencialmente, à venda de peixe e se tornaram, para sempre, num dos símbolos mais marcantes e icónicos da capital: as Varinas.

Esta foi um dos muitos fluxos Migratórios de Gentes Murtoseiras pelo Território nacional, em busca de uma vida melhor, longe da sua terra Mãe.

Maria da Glória da Silva Oliveira, Maria José Vieira Aresta e Maria do Céu Paiva da Silva partilharam o seu testemunho de força, coragem e superação.

Este documentário insere-se no projeto de recolha de memória, associada à emigração e às migrações, em território nacional, das gentes da Murtosa, que está a ser levado a cabo pela autarquia. Recorde-se que, neste âmbito, foram já apresentados os seguintes trabalhos: “As Murtoseiras nas Secas do Bacalhau de Alcochete” (2015), “Vidas Emigradas: História de Júlia Silva, uma Emigrante Murtoseira em França” (2014), “José Troia: Memórias de um Emigrante” (2013), “As Peixeiras Murtoseiras pelos Trilhos do Baixo Vouga” (2012) e “João Barroqueiro, um Emigrante” (2011).

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®